Image Alt

CECAPAS - Centro Capuchinho de Ação Socioeducativa

Em 2012, os Frades Capuchinhos, reunidos em Assembleia Provincial, decidiram pela abertura de um serviço de Assistência Social, em Sapopemba, São Paulo, SP. Desde então, a equipe de Serviço Social da Província buscou conhecer a rede de serviços socioassistenciais da região, estudar o território, as principais demandas sociais e optou-se pela implantação de um serviço que atendesse crianças e adolescentes e suas famílias. Encontrou-se um espaço apropriado, que foi alugado e reformado.

Contratou-se a equipe de trabalhadores e no dia 18 de março de 2014 foi inaugurado o CECAPAS – Centro Capuchinho de Ação Socioeducativa. Estiveram presentes, além dos frades da Fraternidade Local (Frei Juca, Frei Longarez, Frei José Edison e Frei Mateus), o Ministro Provincial, Frei Carlos Silva, Frei José Gomes de Sousa Junior, Frei Nilton Groppo, Frei Arcanjo de Sousa Soares. Entre as autoridades, Sr. Nereu Marcelino do Amaral, subprefeito de Sapopemba e o chefe de gabinete Sr. Milton.

Prestigiaram a Inauguração muitas lideranças pastorais das comunidades paroquiais, religiosas, líderes de movimentos sociais, trabalhadores de serviços de assistência social e saúde da região. Também estiveram presentes funcionários da Província e da Mitra Arquidiocesana de São Paulo.

Após recepção com o café da manhã e acolhida dos presentes, deu-se início à Cerimonia de Inauguração que constou da apresentação do histórico das ações sociais da PROCASP e da constituição do CECAPAS, fala do Ministro Provincial, fala aberta à comunidade, apresentação da equipe de trabalho, benção do local e inauguração.

O CECAPAS é um serviço de Assistência Social mantido pela Província dos Capuchinhos de São Paulo (PROCASP) em sua atuação na Política de Assistência Social. O CECAPAS oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 06 a 14 anos. Esse serviço é conhecido, em São Paulo, como C.C.A. – Centro para Crianças e Adolescentes, e é oferecido para turmas nos períodos da manhã e da tarde. São servidas refeições no local. Além disso, há atendimento social e encontros com as famílias periodicamente.

O objetivo principal é o desenvolvimento de atividades socioeducativas que contribuam na partilha cultural e de experiências de vida, no desenvolvimento do sentido de pertença e de identidade na sociedade, no fortalecimento de vínculos familiares e no incentivo à socialização e à convivência comunitária.

Como um serviço da Proteção Social Básica, as atividades têm caráter preventivo e são pautadas na defesa e afirmação dos direitos, no desenvolvimento de capacidades e potencialidades e na busca por construir alternativas para o enfrentamento das situações de vulnerabilidade social vivenciadas no território.

Os projetos realizados buscam a formação para a participação e exercício da cidadania e são desenvolvidos por meio de ações lúdicas, esportes, artes, inclusão digital, comunicação, novas mídias, formas de expressão, espiritualidade, entre outras atividades, para alcançar os objetivos. Assim, o CECAPAS quer ser um espaço onde se é permitido sonhar e construir possibilidades de concretização desses sonhos.

A equipe de trabalho é composta por 13 funcionários, entre técnicos (assistente social e coordenadora socioeducativa), agentes operacionais de limpeza e manutenção, orientadores socioeducativos e administrativo. Um frade assume a direção e coordenação dos trabalhos. Desde a Assembleia de 2012, com assessoria da Sra. Vanda Monteiro Ribeiro, assistente social, Frei Mateus Bento dos Santos, coordena as ações.

O CECAPAS iniciou as atividades em 30 de março de 2014 atendendo a 60 crianças e adolescentes e suas famílias. Durante o ano de 2014 foram atendidas 94 crianças e adolescentes e 67 famílias, entre matriculados e desligados.

Em agosto de 2015, o atendimento foi ampliado para 90 vagas e atendeu-se, no ano, entre matriculados e desligados, 120 crianças e adolescentes. Em 2016, a capacidade de atendimento foi amplipada para 120 crianças e adolescentes, chegando-se ao objetivo quanto ao número de usuários, duarante o ano atendeu-se 155 crianças e adolescentes. O ano de 2017 iniciará atendendo a 135 crianças e adolescentes. E a Província deve inaugurar o CECAPAS II que terá sede em Nova Veneza, na cidade de Sumaré, interior de São Paulo.

O CECAPAS e a Província do Capuchinhos, ao se inserir no território de Sapopemba, com a ação social, ganhou visibilidade e contribui com a rede de serviços socioassistenciais na luta por garantia e defesa de direitos das crianças, adolescentes e suas famílias ao oferecer um serviço socioassistencial com qualidade a partir dos valores franciscanos da acolhida, respeito ao outro e ao meio ambiente, fraternidade, solidariedade e contribuição na construção da cultura de paz para “um outro mundo possível”.