Conheça nossas Pastorais e Movimentos

  • Pastoral da Crisma

    Na crisma decidimos se continuaremos a ser católicos ou não, fazemos a confirmação do batismo para seguirmos definitivamente o caminho da fé cristã, por isso consideramos o sacramento da maturidade, pois é a própria pessoa que tem que decidir. Para receber a unção da crisma o jovem tem que ter no mínimo 15 anos para poder fazer o curso de preparação onde são trabalhados os seguintes temas: Eclesiologia, Antropologia, Cristologia, Liturgia, Bíblia, Dimensão Espiritual e Familiar. Repleto de dinâmicas e reflexões os catequistas abordam os temas citados sempre fazendo um paralelo aos dias de hoje para facilitar na assimilação e entendimento. O curso dura em média 12 meses com um retiro espiritual ao término do curso.
  • Catequese de Iniciação

    A Catequese de Iniciação a vida cristã é a pastoral que evangeliza crianças ou pré-adolescentes de 09 a 13 anos. Tem o objetivo de prepara-los receber a Eucaristia norteados pelo Evangelho de Jesus Cristo, na forma de pensar, agir, conviver com o próximo e a família, entendendo que este é apenas um dos passos na caminhada dos cristãos rumo ao Reino de Deus.

    HORARIOS DE CATEQUESE:
    Quarta-feira: 8h30 – 15h30 e 19h30
    Sabádo: 8h30 – 10h15 e 14h00
    Duração dos encontros 1 hora e 30 minutos.
  • E.C.C - Encontro de Casais com Cristo

    É um serviço da igreja para evangelizar a família e despertar os casais para a vivência paroquial através das diversas pastorais.
  • Grupo de Oração

    É um grupo que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo. Trata-se de um "encontro" semanal na qual um grupo de fieis coloca-se diante de Jesus, sob a ação do Espírito Santo, para louvar e glorificar a Deus, participar dos dons e edificar-se mutuamente.
  • Ministros da Eucaristia

    Servir a Comunidadade distribuindo a Eucaristia dentro ou fora da missa, levando a comunhão aos enfermos e presidindo a celebração da palavra nas comunidades.
  • Apostolado da Oração

    Levar até as famílias a devoção ao sagrado coração de Jesus, O apostolado da Oração se constitui de um grupo de fieis que, por meio do oferecimento do dia e de si mesmo, se juntam ao Sacrifício Eucarístico no qual se exerce, dia a dia, a obra da nossa redenção.
  • OFS - Ordem Franciscana Secular

    Os franciscanos seculares constituem uma verdadeira Ordem na Igreja. Não formam um mero movimento ou associação qualquer, mas uma ordem reconhecida como tal peça Igreja. O projeto de vida de todo cristão e especialmente de todo franciscano secular é o seguimento da vida de nosso senhor Jesus Cristo, conforme os ensinamentos que nos foram revelados através do Santo Evangelho. Por isso, "a regra e a vida dos franciscanos seculares é esta: observar o Evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez do Cristo o inspirador de o centro da sua vida com Deus e com os homens".
  • Pastoral da Saúde

    Colaborar com as famílias carentes quando necessitadas de orientações e assitência médica ou medicamentos.
  • Pastoral da Criança

    Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres. As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção até os seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.
  • Alanon

    Alanon é uma associação de parentes e amigos de alcoólicos que compartilham sua experiência, força e esperança a fim de solucionar os problemas que tem em comum.
  • Legião de Maria

    Legião de Maria é uma associação de católicos que, com a aprovação da Igraja e sob o poderoso comando de Maria Imaculada, medianeira de todas as graças, se constituem em legião para servir na guerra perpétuamente travada pela igreja contra o mal que existe no mundo. É uma associação que é constituída por um tripé: oração, reunião e trabalho. Nesses trabalhos os Legionários espelham-se na humildade de Nossa Senhora e levam o conforto e amor de Deus à todas as pessoas que dele precisem.
  • Pastoral dos Noivos

    A Pastoral dos Noivos tem como objetivo uma integração entre os casais que estão prestes a contruir o Matrimônio, mediante palestras, debates e reflexões, visando orientá-los, destacando o lado espiritual do casamento e a importância de ter Deus presente na vida do casal.
  • Apostolado da Oração

    Levar até as famílias a devoção ao sagrado coração de Jesus, O apostolado da Oração se constitui de um grupo de fieis que, por meio do oferecimento do dia e de si mesmo, se juntam ao Sacrifício Eucarístico no qual se exerce, dia a dia, a obra da nossa redenção.
  • Conselho Administrativo

    O conselho Administrativo é uma equipe formada por leigos indicados pelo Pároco. Tem como finalidade ajudar o Pároco na administração da Igreja.
  • Conselho Pastoral - CPP

    Consiste numa instância de organização da prática pastoral, tendo como objetivo principal, ser sinal de comunhão que deve reinar entre todas as comunidades pastorais e movimentos da Paróquia, bem como testemunhar que todos os irmãos são chamados a trabalhar juntos para o amadurecimento da vida comunitária, formando, assim, o único corpo de Cristo.
  • Catequese de Adultos

    Formação humana, religiosa e cristã de pessoas que não tiveram oportunidade de se aprofundar no cristianismo e preparando-os para receber o Sacramento da Eucaristia.
  • Encontro de Jovens com Cristo - EJC Despertar

    O encontro de jovens com Cristo é uma oportunidade do jovem rever seus valores e seus princípios, partindo da experiência de um encontro com Jesus Cristo, esse encontro é uma oportunidade do jovem se reencontrar consigo mesmo, com o próximo e com o próprio Deus. Há 23 anos o Despertar realiza seus encontros proporcionando a mais de 3.000 jovens uma verdadeira transformações em suas vidas, faça parte você também!
    As reuniões são realizadas na Paróquia quinzenalmente às 15:00.
    Maiores informações no site: www.ejcdespertar.com.br
  • PASCOM - Pastoral da Comunicação

    A pastoral da comunicação é o conjunto de ações realizadas dentro de uma comunidade eclesial. É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidaria e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos que facilitem o intercambio de informações e de manifestações das pessoas no interior da comunidade ou da comunidade para o mundo que a rodeia. É a pastoral da valorização das expressões da cultura humanda.
  • Pastoral dos Coroinhas

    Os(as) Coroinhas são meninos e meninas de sete a quatorze anos que realizam em sua vida a experiência do discipulado e do serviço a comunidade, de modo especial nas celebrações eucarísticas. Desde uma tenra idade estar adolescentes são convidados a doar tempo da sua vida em testemunhar Jesus Cristo e viver em intimidade com Ele no serviço do altar, nas celebrações eucarísticas. São convidados a dar testemunho da sua missão também na família, na escola, no grupo de catequese e assim por diante.
    O coroinha tem como missão fundamental auxiliar nas celebrações eucarísticas e nos demais serviços da comunidade. Dar testemunho da radicalidade do amor de Deus que chama a muitos como outrora ao jovem Samuel, a Tarcísio, a Adílio, a Maia Gorerri a dar sua contribuição na construção do Reino de Deus no ambiente onde está inserido, seja na família, no grupo de Coroinhas, na comunidade, na escola etc.
  • Grupos de Canto

    Tem a função de motivar e animar a comunidade nas celebrações litúrgicas. Na liturgia, o canto une as pessoas, anima e da vida a celebração.
    "O canto e a musica na liturgia devem ter bem claro o principio fundamental formulado pelo Concilio Vaticano || ".. a musica sacra será tanto mais santa, quanto intimamente estiver ligada a ação litúrgica..." (SC 112c).
  • Pastoral de Eventos

    O objetivo desta pastoral é a comunhão, a confraternização dos membros da nossa paróquia. Integrando a comunidade, promovendo a harmonia nos festejos, com o comprometimento de todos, despertando o respeito e o animo dos paroquianos na construção de uma comunidade que caminha nos caminhos de Jesus.