Pastoral do Dízimo

Por que dar o Dízimo?
O Dízimo é um ato de amor e um gesto de partilha. Nós não pagamos o Dízimo, nós o devolvemos, já que tudo o que somos e temos pertence a Deus. Compreender a importância do dízimo significa entender a nossa participação na comunidade. Quando devolvemos o dízimo, devemos fazê-lo como oração e agradecimento a Deus e não apenas depositar o resto que nos sobra.

A Pastoral do Dízimo
O primeiro objetivo da Pastoral do Dízimo é ajudar cada cristão a se conscientizar sobre a experiência pessoal com Jesus Cristo e a sua missão como discípulo, missionário, membro da comunidade eclesial.
O dízimo manifesta a união da comunidade, é fruto da oração, do trabalho e da vivência litúrgica e catequética. Os cristãos participam do dízimo porque compreenderam o significado de ser Igreja, comunidade, a serviço da construção do Reino de Deus. As três dimensões do Dízimo:
1. Dimensão religiosa: o dízimo deve suprir, com recursos, todas as necessidades direta ou indiretamente ligadas à celebração e aos seus ministros (despesas com o templo - construção e manutenção e salários dos funcionários, encargos, energia elétrica, água, telefone, impressos, paramentos litúrgicos, velas, vinho, hóstias, equipamentos de som e audiovisuais, etc.)
2. Dimensão social: o dízimo deve suprir as necessidades dos irmãos mais necessitados da comunidade, atendidos pelas pastorais sociais.
3. Dimensão missionária: o dízimo deve sustentar financeiramente as ações de evangelização da comunidade exercidas fora do território da paróquia. Ajuda à Cúria, ao Seminário e às missões de um modo geral.

O Dízimo é importante na vida do cristão porque...
...é vivência da Palavra de Deus
...é conversão do coração
...proporciona recursos para manter todas as ações pastorais, sociais e obras da Igreja
...é sinal de empenho na vivência da caridade, solidariedade com os pobres
...é vivência da partilha
...ajuda as pessoas a se comprometerem com a Igreja
...é gesto concreto de fé e gratidão

Pastoral do Dízimo na vida comunitária
A Pastoral do Dízimo tem dois pontos fundamentais:
a) Promover a conversão pessoal, espiritualidade, compromisso sério e vivo com Jesus e com sua Igreja.
b) Incentivar o trabalho missionário com a comunidade e com os que dela ainda não participamdizimo

São Paulo nos orienta: "Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria".(II Cor 9,7)

Seja você também um dizimista, procure um agente do dízimo após as missas dominicais ou então entre em contato com a secretaria do Santuário pelo telefone (11) 2702-1646.